Telefone (38) 99966-1305 Email falecom@gregorioventura.com.br Youtube Facebook Instagram

ATITUDE & MOTIVAÇÃO

 

ARTIGO – 2019 O ANO DA EXCELÊNCIA: PLANEJE E REALIZE

 

Por Gregório Ventura

 

Cada minuto gasto no planejamento economiza dez minutos de execução. Cada minuto que você gastar planejando permitirá que economize dinheiro, tempo e energia na consecução dos resultados que almeja."  Brian Tracy

 

Todo ano novo começa repleto de muitas expectativas. Porém o ano pode ser novo, nem sempre a atitude é nova. Os velhos hábitos de não planejar e se organizar podem ser repetir. O mercado mudou consideravelmente e muitas tendências estão surgindo e para aproveitar as oportunidades urge a necessidade de inovar, seja nos processos, na tecnologia, na gestão de pessoas, ou melhor, na capacidade de estabelecer estratégias que possam ir de encontro a um itinerário melhor. Do contrário, a continuidade da visão míope e de pouco foco na adequação ao novo cenário pode levar a estagnação. É hora do novo modelo de gestão mais preparado e ousado. É hora do novo!

 

As organizações mais preparadas tendem a estar com seu plano estratégico de 2.019 pronto, no máximo, até o fim do ano de 2.018. Sua análise, suas metas, suas ações e planos, assim como o orçamento, já está previamente traçado. Saem na frente e começam o mês de janeiro em posição estratégica para execução. Cabe as organizações criarem a cultura do planejamento, pois um processo de planejamento bem feito oferece direcionamento, foco, direciona as forças e minimiza as fraquezas, prepara para aproveitar as oportunidades e enfrentar as ameaças. Quem planeja tem mais probabilidade de ter sucesso na sua rota de 2.019.

 

Em um processo de planejamento as estratégias comerciais ficam já definidas, o modelo de treinamento e seu calendário já estabelecido, os planos de ações de cada área do negócio bem delineado, enfim, este direcionamento permite melhores resultados ao longo do ano. Sem planejamento as ações irão sendo lembradas em cima da hora, perde-se tempo, recursos e energia. Tudo vai sendo feito de última hora e o risco de ser surpreendido por estratégias bem montadas dos concorrentes é bem grande.

 

A capacidade de execução para quem planeja tende a se tornar mais eficaz. Quando é bem feito e bem comunicado as estratégias passam a ter alinhamento porque ficam mais claras. Toda execução precisa ser feita com muita energia, paixão e monitoramento. Este espírito é fundamental para que os objetivos e metas sejam concretizados. Quanto maior for a visão mais a execução deve ter foco, intensidade e energia.

 

2019 é o ano da Excelência. Tendem a brilhar as organizações que fizerem com planejamento seus propósitos de oferecer aos seus clientes estratégias inovadoras, melhorando seus processos, encantando no seu atendimento e modernizando seu modelo de negócio. Feliz 2019 com propósitos fortes e uma execução apaixonada que melhore a vida de todos que estejam ao nosso redor. Então, já fez a sua rota de 2019?!

 

Gregório Ventura é Master Coach, Palestrante, consultor e escritor. Proprietário da Caminhos Business Coaching.

 

Contato:  falecom@gregorioventura.com.br